WEBMAIL
Portal da Transparência
 
Quem Somos

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tapejara é uma Autarquia Municipal que foi criada através da Lei Municipal nº 504/90 do dia 19 de outubro de 1990, com a finalidade de administrar, operar, manter, conservar e explorar o sistema público de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários.

Mantém um Convênio de Cooperação Técnica com a FUNASA, que dá apoio com seu quadro de engenheiros e técnicos para as mudanças e ampliações necessárias para o bom desenvolvimento dos diversos setores do SAMAE.

É associado ao consórcio CISMAE desde que este foi criado, utilizando seus serviços de análises laboratoriais para atender todas as determinações legais quanto à potabilidade da água.

Atendendo às determinações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o SAMAE realizou no mês de junho de 2012 um concurso público para regularização dos cargos de Advogado e Contador, e também para a contratação de novos servidores em quatro outras funções, sendo dois servidores administrativos e dois para a área técnica.

Possui atualmente em seu quadro de servidores: 1 Diretor, 1 Advogado, 1 Contadora, 4 Agentes Administrativos, 1 Auxiliar Administrativo, 5 Encanadores, 2 Leituristas, 2 Auxiliares de Operação e Manutenção e 2 Auxiliares de Serviços Gerais.

Possui em seu sistema de captação 6 poços semi-artesianos e 03 minas. O consumo atual de água em Tapejara é de aproximadamente 100 milhões de litros por mês, sendo que em horários de pico o consumo ultrapassa a marca de 210 mil litros por hora.

O SAMAE de Tapejara possui atualmente 5243 ligações de água, sendo que 100% da água distribuída à população é tratada. Com 4350 ligações de esgoto, tendo 100% do esgoto coletado tratado, a meta do SAMAE é atingir 100% de ligações de esgoto até o final do exercício de 2013.